Mafaldinha copy/paste

mafalda pinto leite

Mafalda Pinto Leite foi despedida por plágio. Antes que o wordpress me despeça, deixo desde já aqui a fonte da notícia:

Fonte: http://www.lux.iol.pt/nacionais/mafalda-pinto-leite-plagio-receitas-visao-despedimento-marta-stewart/1233648-4996.html

Plagiar é feio Mafalda, muito feio. Especialmente, como refere a Visão, quando já existem várias acusações. Ganhar nome (e trabalho) apoiado no trabalho dos outros é a receita para a desgraça, mais cedo ou mais tarde. Ou tem sorte e o criador finou e não tem ninguém que o defenda, ou um dia a bolha rebenta.

Mas estamos a falar de um tema delicado por duas razões: por um lado vivemos uma época em que a (des)informação é avassaladora. Todos tem acesso a um número infinito de informação, pois à medida que é consumida, mais está a ser criada. Por outro lado, quando falamos de receitas, dificil será ser 100% original. Fica então no ar a pergunta: o que nasceu primeiro? Foi o prato, ou a receita? Quem a escreveu primeiro, a partilhou originalmente?

A acusação, com ou sem fundamento, foi feita. Os efeitos tiveram impacto imediato. Basta dar uma vista de olhos na página de Facebook “Dias com Mafalda” (https://pt-pt.facebook.com/pages/Dias-com-Mafalda/385509050131), para observar de perto isso mesmo. Entre ataques cerrados e defesas a várias vozes, há de tudo. Recomendo uma visita para observar a maldizência em estado puro.

Nunca fui fã da senhora, talvez porque me irrite um pouco a presença dela em televisão. Mas sinto isso com muita gente, parte da empatia que se sente com quem apresenta. Fora isso, nada contra. Não sei se plagiou; e se o fez, se foi de forma consciente. Mas não posso deixar de me divertir imenso com a ira descontrolada das pessoas em redes sociais, com assuntos que lhes são alheios. Faz alguma diferença de onde veio a receita? Ou o que interessa é que tiveram acesso a ela? Quando a cozinharam, citaram a fonte?

Isto dava pano para mangas, e como não sei se estou a plagiar alguém neste momento com este texto, transcrevo aqui uma parte da música dos Mão Morta “Tu Disseste”:

“Eu disse: “O que é que isso interessa?”

Tu disseste: “Nada…”

E em jeito de remate: quando vão a um restaurante ou bar, e estão a ouvir música ao vivo. Quando a banda toca um cover, insurgem-se contra o plágio? 🙂

Anúncios

2 thoughts on “Mafaldinha copy/paste

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s